domingo, 22 de dezembro de 2013

Leituras Digitais

À procura de leituras para aproveitar bem o tempo de pausa lectiva? Ficam aqui algumas sugestões gratuitas de literatura fantástica em português.


A revista Bang! (que também se pode encontrar em papel no Centro de Recursos Poeta José Fanha) já colocou online a versão digital da sua edição mais recente.


O fanzine Fénix desafiou autores portugueses a reimaginar visões de natal para a sua terceira antologia. Pode ser descarregada no Smashwords.


Do outro lado do atlântico chega-nos este promissor projecto Trasgo. FC e fantasia com sotaque brasileiro, a descobrir na página do projecto.

Estas edições digitais são publicadas em pdf e epub, formatos óptimos para experimentar usar os tablets e os phablets que cada vez mais trazem para a escola para ler livros em formato digital. Atrevam-se!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Visões de Utopia


Concurso de ilustração e multimédia.

Inspira-te no imaginário da Ficção Científica e Fantástico e cria as tuas visões! Desafia os teus professores de Educação Visual, Artes ou TIC a participar!

Escalões:
1 - 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
2 - Secundário

Vertentes:

Ilustração: trabalhos gráficos em desenho, pintura ou colagem.
Multimédia: trabalhos digitais em 3D, imagem, vídeo ou Scratch.

Concorre até 1 de Maio de 2014 em livros.de.utopia@gmail.com. São aceites inscrições individuais ou por turma.

O concurso Visões de Utopia pretende estimular a expressão criativa através do imaginário literário e mediático da Ficção Científica e Fantástico. Está aberto a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário. São aceites trabalhos de expressão plástica em suportes tradicionais em desenho, pintura ou colagem ou digitais em imagem fixa 3D, pintura digital ou colagem, pequenos vídeos ou projectos em Scratch.

As temáticas prendem-se com os géneros de FC e Fantástico, podendo os participantes criar visões futuristas, inspiradas no fantástico ou ilustrar passagens e elementos de obras destes géneros.

A propriedade intelectual dos trabalhos enviados a concurso é pertence exclusivamente aos criadores, embora a organização do Visões de Utopia se reserve o direito de divulgar publicamente os trabalhos seleccionados em meios digitais e em exposição a organizar no âmbito do Fórum Fantástico 2014, referenciando sempre os autores.

Esta iniciativa é promovida em conjunto com a Épica - Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes e Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro no âmbito do projecto Livros de Utopia.

Para mais informações contactem-nos através do email livros.de.utopia@gmail.com.